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12 Regras da alimentação

Guilherme Poyares | 19/02/2021

12 Regras da alimentação

 

1: Coma Comida 

“Hoje em dia, é mais fácil falar do que fazer, especialmente quando dezessete mil novos produtos aparecem no supermercado a cada ano, todos disputando o dinheiro dos alimentos. 

 

A maioria desses itens não merece ser chamada de comida - eu os chamo de substâncias comestíveis. 

 

Eles são misturas altamente processadas projetadas por cientistas de alimentos, consistindo principalmente de ingredientes derivados de milho e soja que nenhuma pessoa normal guarda na própria despensa, e eles contêm aditivos químicos com os quais o corpo humano ainda não está familiarizado. 

 

Hoje, grande parte do desafio de comer bem se resume em escolher comida de verdade e evitar essas novidades industriais.”

 

2: Evite alimentos que contenham algum tipo de açúcar (ou adoçante) listado entre os três ingredientes principais.

 

3: Evite alimentos que você vê anunciados na televisão.

 

4: Não ingira alimentos feitos em lugares onde todos são obrigados a usar uma touca cirúrgica.

 

5: Coma principalmente plantas, especialmente folhas.

 

6: Coma colorido.

“A ideia de que um prato de comida saudável terá várias cores diferentes é um bom exemplo de um conto da carochinha sobre comida que acaba sendo uma boa ciência também. 

 

As cores de muitos vegetais refletem os diferentes fitoquímicos antioxidantes que eles contêm - antocianinas, polifenóis, flavonóides, carotenóides. 

 

Muitos desses compostos químicos ajudam a proteger contra doenças crônicas, mas cada um de uma forma ligeiramente diferente, então a melhor proteção vem de uma dieta contendo tantos fitoquímicos diferentes quanto possíveis.”

 

7: Coma alimentos doces como os encontra na natureza.

"Na natureza, os açúcares quase sempre vêm embalados com fibras, o que retarda sua absorção e lhe dá uma sensação de saciedade antes de ingerir muitas calorias. É por isso que é sempre melhor comer a fruta do que beber seu suco."

 

8: “Quanto mais branco o pão, mais cedo você estará morto.”

Melhor ainda, se você tem alguma necessidade de perder peso, evite pão totalmente. Eu penso em produtos de pão hoje em dia como “quadrados de ganho de peso” - eu os como, mas apenas quando meu peso está ficando abaixo do meu peso normal.

 

9: Pare de comer antes de ficar satisfeito

 

10: Limite seus lanches a alimentos vegetais não processados. (frutas, vegetais, nozes)

 

11: Cozinhe sua própria comida - tão frequentemente quanto possível.

 

12: Prefira alimentos que a lista de ingredientes contém um ingrediente

 

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