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Inflamação aguda é boa e a Inflamação crônica é ruim

Guilherme Poyares | 16/01/2020

A inflamação é uma resposta natural e inata à lesão, dor, doença, estresse e é uma dica de que provavelmente há algo a ser resolvido.

A inflamação é a maneira do nosso corpo dizer que não vai aceitar ferimentos ou doenças sem fazer nada, nosso corpo é capaz de se curar sozinho.

A resposta inicial a um patógeno ou lesão é a inflamação aguda, que dura vários dias ou menos.

traumas, vírus, bactérias, queimaduras, cortes, reação alérgica entre outros causam a inflamação aguda.

A inflamação esta relacionada com muitas doenças como doenças cardíacas, obesidade, depressão, artrite, doenças autoimunes, resistência a insulina. Até o mal interpretado colesterol que só esta entupido as veias por causa da inflamação que por ser crônica causa o acumulo do colesterol nas veias.

O problema com a inflamação é quando a inflamação é crônica e sistêmica, quer dizer acontece o tempo todo.

Causas de inflamação crônica, não se limitando, são

  • Dietas tóxicas
  • Alta ingestão de açúcar e seus similares
  • Ingestão insuficiente de ômega-3
  • Ingestão excessiva de ômega-6
  • Falta de sono
  • Falta de movimento
  • Má recuperação do treino
  • Estresse crônico
  • Intestino não saúdavel

 

Estado inflamatório constante deixa o sistema imunológico mais fraco

Uma analogia é o nosso sistema imunológico é um exército, quando estamos em estado inflamatório alto, os soldados do nosso exército estão lutando, como um exército de verdade é necessário haver periodicidade, entre descanso, treino e luta/trabalho. Quando estamos constantemente em estado inflamatório alto, nossos soldados estão constantemente lutando sem descanso eles vão ficando mais fracos, menos eficientes. Este é um dos motivos pelo qual as pessoas tem vários resfriados todos os anos, pessoas que não pegam resfriado facilmente e se recuperam mais rapidamente tem seus soldados bem treinados e bem descansados.

 

Resumindo a Inflamação aguda é boa e a Inflamação crônica é ruim

Para evitar a inflamação crônica temos que cuidar do nosso estilo de vida

  • Reduzir o consumo de alimentos processados, a maioria dos alimentos processados tem algum ingrediente pró inflamatório.
  • Reduzir o consumo de Óleos vegetais
  • Evitar consumo de carnes de animais criados com grãos, rações e antibióticos.
  • Priorizar alimentos como Carnes, Legumes, Verduras, Frutas e Castanhas
  • Evitar alimentos excessivamente processados
  • Incluir mais movimento durante o dia, ser ativo
  • Priorizar o sono
  • Para quem treina esportes, priorizar a recuperação do treino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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