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Muito se fala de sendentarismo hoje em dia

Guilherme Poyares | 09/01/2020

Muito se fala de sendentarismo hoje em dia, e eu tenho a impressão que a mensagem passada é que o que define sedentarismo é a quantidade de horas que a pessoa faz exercício, existe uma nova definição que foi criada pelos cientistas que é o sedentário ativo, o sedentário ativo mesmo fazendo bastante exercício esta sujeito as mesmas doenças que a pessoa sedentária porque fora do exercício a pessoa fica o resto do tempo sentada.

Vou usar como exemplo uma pessoa que trabalha 8 horas por dia e faz exercício 2 horas por dia, um dia tem 24 horas, tiramos 8 horas que estamos dormindo restam 16 horas no dia, tiramos as 2 horas de exercícios diária e restam 14 horas no dia da pessoa.  Se a pessoa fica sentada estas 14 horas do dia que restam esta pessoa é sedentária ativa e esta sujeita as mesmas doenças que o sedentário que não faz nenhuma atividade.

Eu acredito que uma melhor definição para o Sedentarismo é a quantidade de tempo que uma pessoa fica sentada. Sentar é o novo fumar.

O corpo humano foi feito para estar em movimento, quando nos movimentamos regularmente nosso corpo funciona melhor.

Para evitar o sedentarismo é necessário que a pessoa tenha um estilo de vida ativo,

  • O que não é igual a apenas fazer exercícios,

  • É possível não ser sedentário e não fazer exercícios.

  • Um estilo de vida ativo é movimentar-se durante o dia

  • É possível ter um estilo de vida ativo sem gastar nenhum dinheiro a mais.

  • Atividade é tudo que tenha movimento.

 

Você sabia que se você andar 20 minutos antes ou depois do almoço você melhora a digestão e melhora a disposição no período da tarde

Para quem trabalha em escritório, movimento inclui levantar e andar um pouco de hora em hora, almoçar mais longe, usar as escadas ao invés do elevador, você pode começar a usar as escadas aos poucos e aumentar a quantidade de andares conforme for sentido que esta ficando mais fácil.

 

Outras sugestões

  • Subir no ônibus um ponto depois e/ou descer um ponto antes
  • Andar no parque
  • Arrumar a casa
  • Lavar o carro
  • Passear com o cachorro
  • Brincar com os filhos
  • Usar as escadas ao invés da escada rolante
  • Parar o carro em uma vaga mais longe da porta da loja
  • Parar o carro em um estacionamento mais longe do lugar que você vai

 

O exercício mais barato que existe é caminhar, se você não se sente seguro em andar na rua, ande dentro de um shopping.

A quantidade de passos recomendadas a se fazer por dia é 10 mil passos, não começa direto com esta quantidade vá aumentando aos poucos, não tenha pressa.

Um jeito fácil de medir a quantidade de movimento é utilizar um pedômetro ou um aplicativo de pedômetro. Pedômetro é um dispositivo ou aplicativo que conta a quantidade de passos que uma pessoa da.

Hoje em dia quase todo mundo tem um smartphone, alguns já vem com a função de medir atividade, outros é necessário baixar uma aplicativo para isso.

Quem quiser avançar um pouco mais, pode usar um relógio que mede atividade, pode ser um smartWatch ou uma pulseira de medir atividade.

 

Quando eu comecei, a minha contagem de passos não chegava a 1500 passos por dia, e eu fui aumentando aos poucos deixando de usar o carro sempre que possível, quando eu já fazia mais de 3 mil passos por dia comecei a voltar para casa a pé, era uma caminhada de 50 minutos no começo eu chegava com a camisa molhada de suor em casa, com o tempo o suor foi diminuindo.

Eu moro em lugar privilegiado pela transporte publico, para mim não foi difícil parar de usar carro no dia a dia. Chegou um ponto que que troquei a vaga de estacionamento paga pela empresa por um bilhete único.

Comece criando pequenos novos hábitos, vá devagar e sempre, faça o aumento e movimento ser algo natural que você goste de fazer, vai ser mais fácil de fazer e de manter.

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#vemsecuidar