CONTENT OF PAGE

O Futuro da medição, acompanhamento e prevenção na Medicina

Guilherme Poyares | 07/11/2019

Hoje existem bancos de dados extensos sobre doenças, tratamentos e curas. Pessoas em tratamento e/ou internadas em hospitais tem um acompanhamento e monitoramento mais detalhado. Se o médico requisitar você pode passar alguns dias com um monitor cardíaco e pressão instalados em você, grandes e inconvenientes, com a precisão médica necessária com poucas opções e variedades. Dentro dos hospitais e laboratórios existem dezenas de formas de medir com precisão qualquer item da fisiologia humana. Para ter acesso a este mundo você precisa estar doente ou achar que esta doente.

Hoje temos uma explosão de gadgets de monitoramento acontecendo. Existem gadgets, também são chamados de wearables (vestíveis). Alguns como casos de sucesso por terem salvados vidas como o monitor cardíaco do relógio Apple Watch, pena que esta função não é permitida no Brasil ainda ;-(, outros com precisão muito baixa para serem considerados úteis.
Eu ainda não me consultei com um profissional que tenha demonstrado interesse nos meus dados. Hoje eu coleto passos, sono, calorias ativas, peso, gordura corporal, exercícios, batimentos cardíacos, respiração, alimentação, meditação, eu comecei usando um relógio FitBit, depois comprei a balança Aria da FitBit, na época eu importei os dois. Hoje eu coleto dados usando iPhone, Apple Watch, Spire Stone, Oura Ring, Balança Aria, QARDIO ARM e CorSense HRV.

A empresa QARDIO esta tentando a mais de um ano aprovar nos Estados Unidos o gadget QARDIOCORE que é um medidor de ECG de nível médico. Nos Estados Unidos o Apple Watch 4 faz medição de ECG e pode detectar ataque do coração. A empresa Spire Health tem um tag de monitoramento que é costurado nas roupas intimas do pessoas/pacientes.

BioHacking e Quantified Self tem se tornado assuntos comuns nas comunidades de saúde, e quantidade de dispositivos existentes para a medição de marcadores de saúde é maior do que nunca, grande parte das empresas tem APIs abertas para integração com diversos tipos de Aplicativos e dispositivos. E que qualquer pessoa pode construir um dispositivo para medir algum marcador de saúde. E como isto pode afetar a vida das pessoas. Vou falar de scanners de macro nutrientes, anel ouraring, Tactio Saude, aplicativo HeartBit que da prêmios para pessoas ativas, A empresa de planos de saúde Sul América consegue ler dados dos dispositivos da fitbit, O Tactio saúde lê dados de muitos dispositivos. É possível utilizar dados de quase todos os dispositivos existentes, todos eles sincronizam com APIs próprias ou genéricas como Apple Health, Google Health, etc.

Biohacking é o processo de fazer mudanças no seu estilo de vida de modo a melhorar a saúde utilizando informações coletadas por medições ou uso de produtos para aumentar/melhorar a capacidade humana. Se você procurar a definição na internet vai encontrar coisas sobre super humanos e mais, o básico do biohacking é a melhoria por mudanças na alimentação e atividade física de forma consciente, medindo e experimentando.

O Quantified Self se refere tanto ao fenômeno cultural de auto-rastreamento com tecnologia quanto a uma comunidade de usuários e fabricantes de ferramentas de auto-rastreamento que compartilham um interesse em “autoconhecimento através de números”.

“Esther Dyson, a famosa guru da Internet e investidora, vê o movimento do Eu Quantificado como um investimento financeiro inteligente e uma política pública virtuosa, uma nova indústria revolucionária que florescerá vendendo o que é bom para você. Em vez de pagar aos médicos e hospitais para consertar seu corpo, você pode monitorar a si mesmo para evitar doenças, em vez de ser atingido por ofertas de fast foods e prazeres instantâneos, você pode configurar sua vida para se bombardear de mensagens que promovam saúde e consciência.”
— Do livro: Willpower - Roy F. Baumeister & John Tierney

O futuro da medicina será a auto-medição e o auto-exame com dispositivos que ficam cada vez mais precisos, diversificados e baratos. Poderemos fazer checkups mensais em casa ou no trabalho. Eu acredito que na próxima década seremos capazes de fazer exames de sangue com gadgets portáteis. Não será mais necessário ir primeiro no médico para ele pedir um monte de exames, para irmos a laboratórios para fazer exames esperar os resultados para depois voltar no médico, muitas vezes os sintomas já passaram. No futuro iremos ao médico com os exames prontos e dados do estilo de vida disponíveis ou quando marcarmos a consulta informaremos o motivo e enviaremos nossos dados e o médico já enviara lista de exames que ele quer para a consulta.

Com uma balança digital você pode saber como esta seu peso e a quantidade de gordura corporal diariamente, você saber como seus estilo de vida afeta seu peso, medindo diariamente você pode controlar o seu peso, com o Freestyle Libre da Abbott pode se medir de forma continua o nivel de Glicose no sangue, você pode saber como os alimentos afetam sua glicemia, se a variação da sua curva Glicêmica for muita grande pode se de forma consciente optar por alimentos que afetem menos a glicemia, e até reduzir alguns quilos na balança e evitar uma futura diabetes

O Coach de saúde já é um aliado importante das pessoas que querem mudar o estilo de vida hoje e será estratégico para a medicina do futuro. O Coach pode trabalhar diretamente com o paciente fora do consultório no dia a dia e auxiliar nas mudança no estilo de vida necessárias para manter uma boa saúde e auxiliar o médico no tratamento de doenças, uma grande parcela de doenças pode ser controlada ou curada com mudanças no estilo de vida.

A Inteligência Artificial esta evoluindo e em breve você poderá ter um assistente digital capaz de avaliar seus dados e te auxiliar a entender seus dados, sugerir mudanças, sugerir quando ir no médico ou chamar socorro automaticamente quando necessário.

Uma oportunidade de desenvolvimento de aplicativo que acho interessante é gameficar o ensino de disciplina, autocontrole e bons hábitos para famílias com um aplicativo que faça o monitoramento das atividades e tarefas dos membros de uma família, o aplicativo pode ler a atividade dos membros da família, usando sensores de telefones, relógios e outros wearables, o aplicativo pode ter um marcador para os pais marcarem se os membros da família executaram suas tarefas como arrumar o quarto, lavar a louça, levar o lixo para fora, etc. Os pais podem definir premiações tipo ir no restaurante favorito das crianças no fim de semana, ter pizza no sábado a noite se as crianças tiverem feito 90% das tarefas e tenham tido mais de 5 mil passos em média por dia. Para famílias com maior disponibilidade financeira pode se usar um dispositivo chamado Spire Stone Tag que é colado nas roupas intimas das pessoas, deste jeito ninguém precisa lembrar de carregar nada junto consigo.
O aplicativo pode avisar os membros da família que falta X para alcançar o prêmio, este tipo de premiação é um jeito de fazer as crianças desenvolverem bons hábitos, depois de um tempo as crianças acabarão fazendo as tarefas automaticamente.

Pode se também criar um aplicativo deste para academias, grupos, empresas, ginásios. Em empresas pode se premiar se a média de subir lances de escadas de todos os funcionários passarem de X.

Praticamente todos os gadgets tem APIs abertas que podem ser acessadas, a maioria também sincroniza com os sistemas da Apple, Google, Microsoft e outros que tem APIs abertas para o desenvolvimento de aplicativos. As oportunidades são infinitas e existem várias empresas tentando acertar a receita de sucesso neste nicho.

 

Alguns Gadgets que considero mais significativos, a lista de opções é extensa, eu não tentei colocar todos aqui.

  • Spire Stone
    • Monitor de Sono, Stress, Atividade, Batimento Cardíaco
    • https://spirehealth.com/pages/spire-health-tag-main
  • CUE 
    • Plataforma de diagnósticos modular
    • https://www.cuehealth.com
  • Tellspec Scanner 
    • Scanner de alimentos, detecta qualidade, macro nutrientes
    • http://tellspec.com/eng/
  • GoBe2
    • Detecta energia ingerida e quantifica os macro nutrientes
    • https://healbe.com/
  • Skulpt
    • Scanner de Gordura Corporal e Qualidade dos músculos
    • https://skulpt.me/
  • OuraRing
    • Anel que monitora, variabilidade de batimentos cardíacos, sono, atividade, variação de temperatura corporal
    • https://ouraring.com
  • Motiv
  • CoreSense HRV
  • iSpO2
  • Beddit

Aplicativos para telefones e tablets

  • Gyroscope - Concentrador e coletor de dados/métricas
  • Apple Health - Concentrador e coletor de dados/métricas
  • Welltory - Medidor de variabilidade de batimento cardíaco, funciona com a camera do telefone e scanners como coresense
  • Cardiogram - Medidor de batimento cardiaco, le dados do apple Health
  • TactioSaude - Concentrador e coletor de dados/métricas voltado para saúde
  • ShareCare - Concentrador e coletor de dados/métricas voltado para Saúde, usado pela Sul América
  • HeartBit - Concentrador e coletor de dados/métricas, premia por atividade
  • MyFitnessPall - Concentrador e coletor de dados/métricas voltado para alimentação
  • Cronometer - Concentrador e coletor de dados/métricas voltado para alimentação
  • Vibe - Concentrador e coletor de dados/métricas
  • HeartWatch - Medidor de batimento cardíaco, le dados do apple Health
  • AutoSleep - Medidor de sono, de dados do Apple health/Apple Watch
  • Strava - Medidor de atividades, voltado para bicicleta, corrida e natação

Aplicações WEB

compartilhe este post

#vemsecuidar