CONTENT OF PAGE

Receita de Pão de Queijo de Frigideira de Parmesão

Guilherme Poyares | 19/03/2020

Depois da receita tem dicas de Bio Hacking e dieta Cetogênica

Resolvi experimentar receitas de panquecas e lembrei que eu já tinha feito Pão de Queijo de Frigideira, então inventei de alterar quantidades de ingredientes e categorias de queijos.

Uma variação que achei interessante e vai ficar para outro artigo é deixar a massa mais líquida para ficar mais fina e virar panqueca, testei com creme de leite fresco e é promissor, acredito que com água fique melhor, mas esta fica para uma próxima oportunidade.

Abaixo o pão de queijo de Parmesão em uma frigideira de 15 cm, fica menor que um prato de sobremesa, rende 4 porções.

Pão de Queijo de Frigideira de Parmesão

Usar parmesão como queijo principal deixa a receita com um sabor forte e acentuado, Queijo da Canastra tem sabor suave.

Fiz testes usando Mussarela e Queijo da Canastra além do Parmesão, o Queijo da Canastra ficou mais suave e muito bom, com Mussarela já não tem muita graça, fiquei com vontade de experimentar com queijo Gorgonzola, deve ficar bom com geleia.

Esta receita é extremamente versátil e os ingredientes podem ser trocados facilmente.

Para o ingrediente queijo cremoso, podemos usar requeijão, cream cheese, iogurte tipo grego (mais firme), mascarpone, nata, catupiri.

Para o ingrediente queijo ralado pode ser usado qualquer queijo ou combinação de queijos que sejam mais duros e secos, parmesão, prato, mussarela, canastra, minas padrão. 

Na frigideiraX

A receita de pão de queijo de frigideira base é a seguinte

 

Ingredientes:

  • 1 Ovo Grande
  • 25 Gramas (1 Colher e 1/2 de sopa) de polvilho azedo
  • 25 Gramas (1 Colher e 1/2 de sopa) de polvilho doce
  • 40 Gramas (2 Colher de sopa) de queijo cremoso
  • 70 Gramas (4 Colheres de sopa) de queijo parmesão ralado

 

Modo de fazer:

  1. Misture bem todos os ingredientes em uma tigela, coloque uma frigideira no fogo baixo.
  2. Quando a frigideira estiver quente coloque a massa, não precisa espalhar, a altura que o pão de queijo de frigideira fica é de quase 1 dedo.
  3. Tampe e deixe por 5 minutos
  4. Vire e deixe por mais 5 minutos, tampado
  5. Pronto é só deixar esfriar um pouco e comer

 

Fica bom passando manteiga, passando geleia, comendo com queijo prato e presunto.

Não sobrou nenhum pedaço e olhe que fiz a receita 8 vezes no mesmo dia

Pão de Queijo na mesa

Divirta-se

Se tiver alguma dúvida escreva nos comentários ou entre em contato comigo, será um prazer tirar suas dúvidas.

Ligação para um video desta receita, as quantidades esta um pouco menores no video, como disse a receita é bem versátil

Video da Receita de Pão de Queijo de Parmesão de Frigideira

A receita inteira tem os seguintes macros:

  • Peso: 206 gramas
  • Calorias: 594 kcal
  • Carboidratos: 44,1 gramas
  • Gordura: 35,6 gramas
  • Proteína: 24,3 gramas

Tabela de Macros da Receita

Agora vêm as dicas de Bio Hacking e da dieta Cetogênica

Esta receita pode ser polemica para quem faz a dieta cetogênica, veja as minhas considerações, elas se aplicam a mim e possivelmente a pessoa que tenham o mesmo tempo que eu aplicando estas estratégias alimentares não convencionais.

Na minha opinião não existe a classificação de alimento cetogênico, porque um alimento pode ter muito carboidrato e comendo pequena quantidade ou ingerindo com gordura, ou com fibra, ou com outro ingrediente que reduza o índice glicêmico ele não afete o estado de cetose nutricional. Uma pessoa que esta adaptada e tem flexibilidade metabólica, pode comer mais carboidratos do que uma pessoa que esta começando agora na dieta cetogênica.

No meu caso, sou meu próprio experimento n=1, comecei a alimentação predominante de baixo carboidrato a 7 anos, pratico jejum intermitente e dieta cetogênica a cerca de 3 anos, tenho flexibilidade metabólica e sou ativo, me exercito todos os dias. Tem dias que ingiro 70 gramas de carboidrato e não saio do estado de cetose nutricional. Meço o meu estado de cetose usando um aparelho chamado Ketonix e fitas de cetona.

Para quem faz a dieta Cetogênica a principal dica é que a quantidade de carboidratos máxima por dia para manter o corpo em cetose nutricional depende de vários fatores como o nível de atividade física, se comer mais que deveria uma vez ou outra não vai sair do estado de cetose nutricional

Procuro comer no máximo 50 gramas de carboidratos por dia e normalmente fico entre 30 e 70 gramas, o aplicativo que uso para registrar comida muda a minha quantidade de carboidratos máxima por dia automaticamente a partir dos dados coletados pelo meu telefone e relógio.

Pão de Queijo Cortado

Esta quantidade de carboidratos é perto da quantidade diário que procuro manter.

No dia que estava testando variações da receita comi quase duas receitas inteiras, comi um quarto de cada pão de queijo de frigideira que fiz, fiz 8 vezes o pão de queijo alterando ingredientes, mas mantendo praticamente a mesma quantidade, e metade das receitas fiz na versão panqueca de pão de queijo, que acrescentei 60 gramas de creme de leite fresco para deixar a massa mais líquida para ela espalhar na frigideira e ficar bem mais fina.

No aplicativo que uso para registrar o que eu como, a quantidade de carboidratos do meu dia ficou em 84,3 gramas. Muitos vão pensar que sai da cetose, e agora que vai entrar a dica de Bio Hacking.

No dia seguinte de manhã eu medi a quantidade de cetona no hálito e deu nível alto, então não sai da cetose.

Medidor de corpos cetonicos

Quando você esta em cetose por algum tempo, se o seu corpo este acostumado à flexibilidade metabólica de usar gordura preferencialmente como combustível e carboidratos quando necessário, você não sai da cetose só por ter comido mais carboidratos que o normal.

Quais são as minhas estratégias / Bio Hacking? Neste dia após testar as receitas eu vi que para atingir a quantidade boa de proteína para o dia eu poderia pelo menos comer mais umas 30 gramas de proteínas, eu estava e sentindo cheio se eu comesse seria forçado, acabei optando por não comer. O primeiro Bio Hacking foi ter feito exercícios de manhã, eu pretendia fazer uma caminhada longa para compensar, mas o dia foi muito cheio com os testes e gravações de video que não tive vontade de sair de casa a noite. Se você se movimentar antes e depois de comer, você reduz o impacto glicêmico da refeição no seu organismo. A forma de se movimentar mais simples é andar, por 20 minutos consecutivos, ou 10 minutos antes de comer e 10 minutos depois de comer, você escolher, caminhar por 40 minutos ou mais tem um efeito muito melhor, fica uma dica, sair para andar e ouça 1 episódio de “podcast”.

Próxima dica de Bio Hacking é coma o carboidrato com mais gordura, por exemplo, acrescente manteiga ou azeita, estes dois vão incrementar o sabor do Pão de queijo, mas pode ser qualquer gordura que você quiser usar. A Gordura além de saciar reduz o impacto glicêmico do carboidrato no corpo.

Comer umas duas fatias de presunto cru junto? Proteína sacia.

Aumentando o nível do Bio Hacking vem o Jejum, para quem já esta acostumada com alimentação de baixo carboidrato consegue fazer este com mais facilidade, quem não está acostumada com alimentação de baixo carboidrato não deve fazer porque provavelmente sentirá hipoglicemia, o Jejum.

A minha estratégia alimentar hoje, é a da janela de alimentação de 8 horas, eu como tudo que tenho ou quero comer entre as 10:00 e as 18:00, depois das 18:00 se eu comer é só belisco. Pratico o jejum intermitente diariamente, facilita muito controlar o peso. Cuidado tá! Eu não comecei assim lá em 2015 quando comecei a experimentar jejum intermitente fiz o protocolo 2x5, quer dizer que dois dias de semana eu pulava uma refeição, e também experimentei outros protocolos.

A nossa estratégia alimentar ela não deve ser fixa, podemos mudar nossa estratégia de tempos em tempos, hoje nos esportes chamamos isto de periodicidade. A forma de periodicidade mais antiga é as estações do ano, em cada estação do ano, a disponibilidade dos alimentos é diferente. Se olharmos para o nosso passado, por exemplo, estamos acostumados a ter mais frutas no verão e menos frutas no inverno. É normal comermos mais frutas no verão.

Se você já é adepto do baixo carboidrato, você pode testar todas as dicas e se você não esta acostumada com baixo carboidrato use a dica de colocar mais gordura com o carboidratos. Comece devagar não tenha pressa.

Se tiver alguma dúvida escreva nos comentários ou entre em contato comigo, será um prazer tirar suas dúvidas.

compartilhe este post

#vemsecuidar