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Ser ativo não é sinônimo de ir à academia

Guilherme Poyares | 12/11/2019

Ser ativo não é, necessariamente, reservar alguns minutos do dia para fazer musculação ou correr. A simples atitude de preferir realizar as atividades diárias caminhando pode evitar o sedentarismo e inúmeras doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto. 

A vida corrida das grandes cidades e o acúmulo de tarefas levaram as pessoas ao sedentarismo em grande escala. A falta de tempo é a principal desculpa para a falta de atividade na rotina da maioria das pessoas.

O condicionamento físico não aparece do dia para a noite. Pegar muito peso de uma vez ou caminhar uma distância muito longa só vai causar dores nos músculos e nas articulações. Estar disposto a melhorar sempre é fundamental, mas isso deve ser feito de maneira segura. Do contrário, há risco de uma lesão mais séria.

Atividade física e exercícios têm conceitos diferentes. Atividade física é qualquer forma de expressão que envolve contração e relaxamento dos músculos, como fazer uma caminhada leve no final do dia. Enquanto que exercício é todo o meio de aplicar uma atividade com objetivos determinados e programados, como levantar 5 quilos em séries de 10 repetições, correr 5 quilômetros em determinada velocidade, seguir um programa de exercícios controlados.


Para sairmos do sedentarismo é extremamente importante unir os dois conceitos, fazermos atividade física (subir escadas sempre que possível, passear com o seu cachorro) e exercícios físicos (praticar regularmente uma modalidade esportiva, como caminhadas regulares, musculação, danças). Assim, diminuímos todos os efeitos do sedentarismo e das doenças hipocinéticas (doenças adquiridas por falta de movimento), pressão alta, diabetes, obesidade, problemas articulares e depressão.

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Você pode fazer 10 horas de exercícios por semana e ainda ser sedentário

Fazer 1 hora de academia, ficar 6 horas sentado no trabalho e depois do trabalho mais 6 horas sentado em casa vendo TV, é ser sedentário ativo.

O Sedentário ativa está sujeito a desenvolver as mesmas doenças que que o sedentário

No trabalho é necessário levantar e caminhar de tempo em tempo, por exemplo a cada 60 minutos, levantar e fazer outro coisa por uns 10 minutos

Descer um ponto antes de chegar no destino
Subir e descer escadas ao invés de usar o elevador,
Almoçar em locais um pouco mais distantes.

Uma caminhada de vinte minutos na hora do almoço ajuda a queimar gordura

Caminhar 10 minutos para chegar no restaurante de depois caminhar 10 minutos para voltar para o trabalho, ajuda a reduzir o efeito na glicemia e queimar gordura corporal
O Sedentarismo tem haver mais com a quantidade de tempo que você fica sentado/deitado e não com a quantidade de exercícios que você faz.

Arrumar a casa é uma forma de atividade
Cortar a grama é uma forma de atividade

 

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